História

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, Seminário Menor da Arquidiocese de Braga, é uma instituição fundada pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos (1861-1932) a 14 de novembro de 1924. A instauração desta instituição na cidade de Braga, centro de toda a Arquidiocese, veio responder a duas necessidades sentidas pelo referido prelado, aquando da sua primazia na Igreja Particular de Braga: a necessidade de criar um Seminário que formasse jovens que pensavam seguir o sacerdócio, mas que ainda não possuíam idade e frequência académica que lhe permitisse ingressar no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo; bem como dar resposta às carências sociais do burgo bracarense durante a I República, dando assistência às gentes carenciadas com a afamada “sopa dos pobres”.

O Seminário Menor de Braga é uma instituição que marca a vida de cerca de 1500 presbíteros e cerca de 7500 ex-seminaristas da Arquidiocese que fizeram parte desta casa ao longo dos mais de noventa anos que compõem a sua História. Ajustando-se aos sinais dos tempos e às necessidades da Igreja no mundo atual, o Seminário Menor apresenta-se como “coração de toda a Arquidiocese”, como o retratava o saudoso Arcebispo D. Eurico Dias Nogueira, procurando ajudar os seus jovens a discernir a sua vocação própria.

Na sequência do seu 90º aniversário, celebrado em 2014, o Seminário de Nossa Senhora da Conceição foi galardoado pelo Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem de Mérito na Instrução Pública, premiando o seu serviço à Arquidiocese de Braga e ao país.