No silêncio das ondas do mar!

A nossa vida oferece-nos, por vezes, experiências paradoxais. Uma dessas experiências podemos vivê-la junto ao mar. O mar, por estes dias, apresenta-se inquieto, agitado pela rebentação de incontáveis ondas que reproduzem a expressão sonora dessa inquietação. O vento também sopra intensamente. Contudo, é precisamente essa agitação, esse som contínuo e permanente que nos permite apurar o silêncio da nossa vida.

Foi com o objetivo de escutar a voz de Deus na sua vida que os seminaristas Miguel Rodrigues, Paulo Pereira e Pedro Antunes realizaram o seu retiro de preparação para o Diaconado, e que o seminarista Luís Martins realizou o retiro de preparação para a Instituição de Leitor. O local escolhido para viver estes momentos de preparação, oração e silêncio, foi Ílhavo, no Centro de Espiritualidade Jean Gailhac.

Temos a convicção de que precisamos que seja a voz de Deus a ecoar no mais fundo do nosso ser, através de uma escolha livre e comprometida, que requer sempre um caminho de discernimento espiritual. Como refere o sacerdote Henri J. M. Nouwen, «para escutar com obediência a voz de Deus, é necessário desenvolver uma resistência a todas as outras vozes que competem pela nossa atenção».

O som das ondas a rebentarem na praia transforma-se, por isso, em condição de possibilidade para nos deixarmos habitar pelo silêncio no qual escutamos a voz que realmente importa: a voz de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.