Discernir com Esperança: Triénio

No passado dia 22 de fevereiro, como já vem sendo tradição, os alunos do 3.º, 4.º e 6.º anos do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo dirigiram-se ao arciprestado de Arcos de Valdevez, na diocese de Viana do Castelo, para discernir com Esperança, nas paisagens verdejantes da paróquia de Sistelo.

Tudo começou, como tem sido habitual, com a Eucaristia, no fim da qual partimos em direção ao parque de merendas junto à capela de N. Sra. dos Aflitos, em Sistelo, local onde decorreu o almoço.

Terminado o almoço, houve um momento de discernir na esperança, com as palavras do Reitor do Seminário, de forma a concretizar uma formação sacerdotal não dotada de mínimos, mas sim de sacerdotes entregues à missão num caminho de encontro com Cristo. Como afirma o Papa Francisco, “o cristão não se sente nunca abandonado, pois Jesus nos assegura não somente de nos esperar ao final da nossa longa viagem, mas de nos acompanhar em cada um de nossos dias”.

Terminado o momento de reflexão, a comunidade partiu num trilho desenhado pelas belas e verdejantes encostas de Sistelo.

Findo este dia, regressamos ao local de partida, com a certeza de que os cristãos podem e devem caminhar por toda a parte, atravessando um mundo ferido e indo ao encontro dos que não estão bem. Haverá sempre alguém à espera e que precisa de ser encontrado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.